09/10/2017
Programa Descarte Consciente Abrafiltros será apresentado em seminário da FIEP-PR

Programa Descarte Consciente Abrafiltros será apresentado em seminário da FIEP-PR

Publicidade

Por Majô Gonçalves

A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, participará no dia 18 de outubro, no Campus da Indústria, em Curitiba/PR, do 1º Seminário Paranaense de Logística Reversa, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP, com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA/PR, do Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado Paraná – SINQFAR/PR e do Instituto Paranaense de Reciclagem – InPAR. “Estamos muito satisfeitos com o convite da FIEP para apresentarmos o programa Descarte Consciente Abrafiltros. É o reconhecimento do trabalho de toda equipe e dos associados, que confiam neste programa de logística reversa para atender a legislação ambiental”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros.

Durante o seminário, que tem como objetivo expor dados sobre a implementação da logística reversa no Estado do Paraná, Marco Antônio Simon, Gestor de Projetos da Abrafiltros, apresentará os detalhes e resultados do programa. “Além das questões operacionais e financeiras, um dos maiores desafios está em transformar em realidade a responsabilidade compartilhada prevista na legislação, que determina a participação de fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores na logística reversa”, explica. “Atualmente apenas um grupo de empresas cumpre essa obrigação, devendo a responsabilidade legal ser estendida aos demais integrantes da cadeia de filtros automotivos com apoio do poder público, para evitar desigualdade de condições de mercado em função dos altos custos envolvidos, e permitir que sejam alcançados resultados ainda mais importantes para o meio ambiente”.

Em cinco anos de implantação, o programa foi iniciado no estado de São Paulo em julho de 2012 para atender a Resolução SMA 038/2011, e ampliado em fevereiro de 2013 para o estado do Paraná, em cumprimento ao Edital de Chamamento SEMA 01/2012. Em julho de 2015 foi estendido para o estado do Espírito Santo, e está em fase de estudo para implantação no Mato Grosso do Sul.

No Paraná, o filtro usado de óleo lubrificante automotivo é coletado e processado pela Geoquímica, empresa do Grupo Supply Service, homologada para dar a destinação ambientalmente correta aos materiais. No processo de reciclagem, os metais são enviados para siderúrgicas; o OLUC (óleo lubrificante usado contaminado) segue para rerrefino; e os demais elementos filtrantes e materiais são remetidos para coprocessamento e geração energética em cimenteiras, com as cinzas utilizadas na própria fabricação do cimento, não havendo qualquer destinação de resíduos para aterros sanitários.

Simon destaca que todo o processo é pago integralmente pelas empresas participantes do programa, não havendo retorno direto para o setor. “Por isso, é importante que mais empresas venham a cumprir a legislação para que possamos ampliar ainda mais os resultados”.

A entidade também está desenvolvendo novo sistema administrativo que disponibilizará acesso direto de informações aos órgãos governamentais até dezembro, e iniciou a implantação da ISO 9001:2015 para certificar a gestão do programa Descarte Consciente Abrafiltros, ação precursora no país.

Atualmente, 15 empresas associadas participam do programa: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.

Para saber mais detalhes sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros, basta acessar http://www.abrafiltros.org.br/descarteConsciente

Publicidade
Mais Notícias

Design: Agência Bcicleta
Sistema: alc propaganda - criação de sites

Telefone: (011) 2639-1462 / 2639-1082
editora@photon.com.br