14/11/2017
Opel, marca que produz Corsa e Astra, pode chegar ao Brasil nos próximos anos

Opel, marca que produz Corsa e Astra, pode chegar ao Brasil nos próximos anos

Publicidade

Por G1

Anúncio foi feito pelo presidente global da fabricante alemã. Marca pertencia à GM, e foi comprada pelo grupo francês Peugeot-Citroën em março.

A Opel divulgou nesta sexta-feira (10) sua estratégia comercial para os próximos anos. O presidente executivo da empresa, Michael Lohscheller, afirmou que a fabricante pode iniciar as operações no Brasil nos próximos anos.

Durante o pronunciamento, o presidente da empresa disse que a marca deve expandir suas operações e chegar em 20 novos mercados nos próximos 4 anos. Esta lista não inclui o Brasil.

Os planos para o país, segundo Lohscheller, são para "médio prazo", sem uma definição mais precisa de tempo. A operação da Opel no Brasil também irá depender de existir a oportunidade. A situação é a mesma da China.

A Opel foi comprada pelo grupo francês PSA, dono das marcas Peugeot, Citroën e DS, em março deste ano. A operação foi concluída em agosto. Até então, a Opel pertencia à GM. O acordo foi avaliado em 2,2 bilhões de euros, e a compra foi concluída em agosto deste ano.

Procurada, a PSA do Brasil afirmou que, no momento, não há previsão de chegada da Opel ao país. No entanto, a empresa disse que, se for rentável, a marca alemã poderá desembarcar por aqui em um médio ou longo prazo.

Além do Brasil, Lohscheller citou a China como destino provável dos carros da Opel. No entanto, não houve um maior detalhamento de quando a operação começa, ou dos modelos que serão vendidos

Esta foi a primeira apresentação de uma estratégia da Opel após a aquisição da fabricante alemã pela PSA.

Era da GM

O primeiro objetivo da PSA com a Opel e a inglesa Vauxhall será colocar as empresas novamente "no azul". As duas marcas que pertenciam à GM operam no vermelho desde 1999.

Com a compra da Opel, a PSA deve superar a Renault, e se tornar a segunda maior fabricante de veículos da Europa em vendas, com uma participação de mercado de 16%. A Volkswagen tem 24%.

'Velha' conhecida

A Opel nunca teve uma representação oficial no Brasil. Mas, indiretamente, o público brasileiro conhece bem a fabricante alemã.

Modelos famosos, que foram vendidos pela Chevrolet do Brasil, como Corsa, Vectra, Meriva, Astra e Zafira, por exemplo, foram desenvolvidos pela Opel. Na Europa, todos modelos foram vendidos com a marca da fabricante alemã.

Alguns deles, como Corsa, Astra e Zafira, por exemplo, ainda são comercializados, em gerações atualizadas.

Estratégia ousada

Além de anunciar a expansão para novos mercados, a Opel também divulgou algumas metas para os próximos anos. Uma delas é reduzir o custo de produção em 700 euros por unidade.

Além disso, Opel e Vauxhall utilizarão as plataformas CMP e EMP2 da Peugeot-Citroën em todas as suas fábricas. A meta é reduzir de 9 para 2 plataformas até 2024. O número de famílias de motores também cairá de 10 para 4.

Outra meta para 2024 é oferecer opções híbridas e elétricas de todas as famílias de veículos.

Para os próximos anos, chegam uma nova geração do Corsa e um novo SUV, que irá utilizar a plataforma EMP2.

Publicidade
Mais Notícias

Design: Agência Bcicleta
Sistema: alc propaganda - criação de sites

Telefone: (011) 2639-1462 / 2639-1082
editora@photon.com.br