07/06/2017
Oficina Modelo da ZF Aftermarket expande serviços para segmento automotivo com foco na linha pesada

Oficina Modelo da ZF Aftermarket expande serviços para segmento automotivo com foco na linha pesada

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Por MM Editorial

A ZF Aftermarket, unidade de negócios voltada ao mercado de reposição do Grupo ZF, ampliou a oferta de serviços com a nova oficina modelo, localizada no Centro de Distribuição da empresa, em Itu, São Paulo. Equipamentos para diagnóstico, banco de testes, ferramentas para desmontagem e montagem de produtos, cabines de pintura e lavagem, além de equipe técnica treinada na Alemanha compõem o novo espaço.

Anteriormente localizada em Sorocaba, onde funcionava desde 2010 atendendo especificamente o segmento fora de estrada e industrial, a oficina modelo da ZF ganhou nova estrutura ainda mais robusta com a mudança para o Centro de Distribuição da empresa, em Itu. Juntamente com alterações estruturais, a oficina traz outra novidade: todo o conhecimento da ZF em manutenção e reparo está agora disponível também para o segmento automotivo pesado.

“É extremamente importante disponibilizarmos a qualidade e padrão ZF para solucionar problemas técnicos em regiões em que não há concessionária ZF. Com a expansão de serviços para o segmento de veículos, a oficina modelo da ZF Aftermarket passou a suprir essa necessidade local”, explica Fernando Martins Rodrigues, gerente de Serviços e Qualidade.

Atualmente a ZF Aftermarket tem uma rede de 63 concessionárias ZF estrategicamente instaladas em todo o Brasil. A oficina modelo é uma referência de qualidade e organização no atendimento às concessionárias ZF em processos de certificação, além de oferecer suporte técnico à rede quando necessário. O espaço visa também garantir atendimento completo a montadoras, com serviços para diversas linhas de produtos, desde eixos, transmissões e redutores de velocidade nos segmentos fora de estrada, industrial e agora, automotivo. Aplicações comuns destes componentes reparados pela oficina incluem transmissões, eixos, caixas de transferência que equipam veículos utilizados em aeroportos, máquinas de construção e movimentação de carga, entre outras.

A ZF Aftermarket segue rigorosos padrões e normas de qualidade nos processos estabelecidos pela matriz, motivo pelo qual seus técnicos foram treinados na Alemanha. “Temos um claro objetivo todas as vezes que recebemos uma peça: reparar o produto para que ele seja entregue ao cliente com as mesmas condições que saiu da fábrica”, reforça Fernando. Em sua grande maioria, os componentes que a oficina recebe para reparo são importados, vindos de diversas plantas da ZF pelo mundo.

Atualmente, a oficina possui em média entre 15 e 20 ordens de serviço por mês, atendidas por profissionais que operam em um turno. No entanto, com o aumento da procura, o espaço possui capacidade e mão de obra para trabalhar em dois e até três turnos.

Diagnóstico preciso e manutenção especializada
A ZF Aftermarket disponibiliza os mais modernos softwares de diagnóstico para atender o mercado de forma ágil e assertiva. Com o Testman, por exemplo, é possível realizar o diagnóstico preciso do produto que necessita de reparo. Com este software, o eixo ou transmissão passa por uma análise criteriosa para identificar quais peças precisam de reparos ou substituição. Tendo o orçamento aprovado pelo cliente e os componentes, a maioria provenientes de outros países, já à disposição no Centro de Distribuição, o reparo é realizado de forma ágil. Com o serviço finalizado, a peça é colocada no banco de provas que testa toda a parte funcional. Dessa forma a Oficina Modelo da ZF Aftermarket traz um conjunto de soluções técnicas e de atendimento ao mercado de reposição que se tornaram um diferencial.

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