13/11/2017
Cuidados necessários ao instalar kit coroa, pinhão e corrente da Honda CG 125 Fan

Cuidados necessários ao instalar kit coroa, pinhão e corrente da Honda CG 125 Fan

Publicidade

Por Majô Gonçalves

Torques da coroa, pinhão e eixo traseiro, bem como folga da corrente, são alguns dos detalhes que devem ser observados com atenção na hora da instalação do kit de relação.

Apesar de não ser complexa a substituição do kit de relação da coroa, pinhão e corrente da Honda CG 125 Fan, o reparador deve ficar atento a alguns cuidados. Inicialmente, é preciso verificar a aplicação e a relação da motocicleta para comprar o produto adequado. No caso da Honda CG 125 Fan a relação pode ser 14 x 43 ou 14 x 44, dependendo do ano da motocicleta. “A fixação conta com torques específicos, na coroa é de 6 kg.f, no pinhão 1,2 kg.f e no eixo 9 kg.f. Já a folga da corrente deve ser de 25 mm”, adverte Eduardo Guimarães, supervisor de treinamento da Nakata.

Outro ponto importante na hora da substituição das peças é a limpeza da região. “Após a remoção das peças velhas para trocar pelas novas, será preciso lavar a região caso esteja contaminada por graxa, lubrificantes e abrasivos velhos”, enfatiza.

Segundo Guimarães, o posicionamento das peças é simples, com a nomenclatura Nakata para o lado externo ao motor.

É preciso observar também o elo de junção da corrente, pois há uma trava para realizar a abertura e fechamento. “A trava fica sempre do lado externo da corrente, de modo que a abertura da trava fique no sentido oposto à rotação da corrente. Caso contrário, pode desarmar e abrir”, adverte o supervisor de treinamento.

Centralizar a roda traseira é muito importante, pois é preciso que o eixo fique alinhado de modo a não forçar os componentes da transmissão.

A durabilidade da relação está diretamente ligada à matéria prima, aço 1045, com elevada resistência e tratamento térmico tanto na coroa como pinhão. A correta lubrificação e um bom lubrificante também garantem a vida útil. “Se trabalhar constantemente com contaminantes abrasivos, com a corrente muito esticada ou frouxa, a durabilidade das peças será menor”, finaliza.

Sobre a Nakata Automotiva:

A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há mais de 60 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas. Possui fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e dois centros de distribuição em Extrema-MG e Santo André – SP e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

Publicidade
Mais Notícias

Design: Agência Bcicleta
Sistema: alc propaganda - criação de sites

Telefone: (011) 2639-1462 / 2639-1082
editora@photon.com.br